Davi recebe diretora de instituto americano de desenvolvimento cerebral

Da Redação | 19/11/2019, 19h39

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, recebeu nesta terça-feira (19) a diretora do Institutes for the Achievement of Human Potential (IAHP), Janet Doman. A organização, que se localiza nos Estados Unidos e não tem fins lucrativos, é pioneira no trabalho com pessoas que têm lesão cerebral e também desenvolveu uma metodologia de estímulo para crianças saudáveis atingirem a excelência nos estudos.

— Buscamos caminhos para estimular o cérebro. Nosso trabalho é tratar o cérebro, não os sintomas. Não é medicar, mas estimular as crianças. O trabalho com as crianças que têm deficiência nos forçou a olhar também para as crianças que não têm deficiência e pesquisar como funciona o seu desenvolvimento cerebral — explicou Janet.

Em Brasília, há uma escola que utiliza a metodologia do IAHP.

— O importante é fazermos as crianças encontrarem os seus próprios caminhos de aprendizagem, e não seguir os nossos caminhos — ela acrescentou.

Davi afirmou que essas ideias podem servir de inspiração para o aperfeiçoamento da educação no Brasil:

— É uma grande oportunidade de trocarmos experiências, trazer o conhecimento sobre a metodologia para a discussão no Senado e para o país.

A relação de Janet com o Brasil é antiga. Em 1969, ele participou da expedição do IAHP a terras indígenas na região do Rio Xingu, em Mato Grosso. Sob a orientação de um dos irmãos Villas Bôas, o sertanista Cláudio, Janet fez medições antropométricas nas crianças do Xingu.

Também participaram da reunião os senadores Dário Berger (MDB-SC) e Flávio Arns (Rede-PR), que são presidente e vice-presidente da Comissão de Educação (CE), Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), que é líder do governo no Senado, Fabiano Contarato (Rede-ES), Wellington Fagundes (PL-MT) e Eduardo Braga (MDB-AM), além da mulher do presidente do Senado, Liana Andrade.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)