Senado precisa discutir miséria extrema e buscar soluções, diz Dário Berger

Da Redação | 12/11/2019, 18h27

O senador Dário Berger (MDB-SC) disse nesta terça-feira (12), em Plenário, que o combate à miséria deve ser encarado como prioridade para o Senado. Ele mencionou os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) segundos os quais chega a 13,5 milhões o número de cidadãos brasileiros vivendo na miséria extrema, com pouco mais de R$ 4,00 por dia.

— Precisamos discutir o assunto aqui nesta Casa, buscar soluções legislativas, e cobrar do governo atenção às políticas sociais que visem aos mais desamparados, que busquem tirá-los dessa situação dramática em que se encontram [...] Precisamos de programas sociais que possibilitem a inclusão social por meio do trabalho, da educação, do acesso ao saneamento básico, ao transporte e à alimentação e que garantam o mínimo de dignidade a esses milhões e milhões de brasileiros e de brasileiras —  afirmou o senador.

Para o senador, a miséria condiciona as pessoas a viverem em situações desumanas, sem qualquer perspectiva de melhoria na qualidade de vida. Muitos vivem nas ruas ou em moradias precárias, sem acesso às mínimas condições de dignidade humana. Dário alertou, ainda, que os que são vítimas desse descaso social não dispõem de recursos mínimos para comprar sequer gêneros alimentícios emergenciais necessários à sua sobrevivência.

— O número de brasileiros que vive, atualmente em nosso país abaixo da linha da pobreza, ou melhor, da extrema pobreza, bateu o recorde e já equivale ao total da população de países como Portugal e Grécia — ressaltou Dário Berger.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)