Senado celebrará os 40 anos de gestão da UFSC nas fortalezas de defesa da Ilha de Santa Catarina

Da Redação | 12/11/2019, 09h39

O Senado fará uma sessão especial em comemoração aos 40 anos que a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é responsável pelo gerenciamento, guarda, manutenção e conservação das fortalezas histórias do litoral catarinense. A UFSC gerencia as fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim, de Santo Antônio de Ratones e de São José de Ponta Grossa, construções que integravam o antigo sistema defensivo criado pela Coroa Portuguesa.

A homenagem está marcada para às 14h de quinta-feira (21). E foi requerida pelos senadores Esperidião Amin (PP-SC), Alvaro Dias (Podemos-PR), Luis Carlos Heinze (PP-RS), Major Olimpio (PSL-SP), Zequinha Marinho (PSC-PA), Humberto Costa (PT-PE) e Rogério Carvalho (PT-SE).

As três fortalezas encontram-se abertas à visitação pública para a realização de atividades de turismo, educação, cultura e lazer. O projeto de gestão envolve pesquisa oceanográfica, museus, amostras arqueológicas e de objetos recuperados do fundo do mar, além de atividades cíclicas realizadas pelos alunos da universidade. Participam das ações alunos de todos os cursos da UFSC, porém se destacam os de biologia, sociologia, história, antropologia, arquitetura, agronomia, economia e geografia.

As construções foram declaradas Patrimônio Histórico Nacional em 1938 e as Fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim e de Santo Antônio de Ratones estão entre as 19 fortificações brasileiras indicadas a Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para se tornarem Patrimônio da Humanidade.

“A sessão tem por finalidade comemorar e homenagear um projeto bem-sucedido e que continua dando excelentes resultados, entre a Marinha do Brasil, que cedeu o uso das fortalezas e suas instalações, a Universidade Federal de Santa Catarina, responsável pela gestão, uso e preservação das fortalezas e de seus acervos históricos. E o Iphan que auxilia na preservação dos monumentos com recursos relativos a restauração e conservação”, justificou Esperidião Amin no requerimento.

Foram convidados para a celebração representantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), do Conventions Bureau e da Marinha do Brasil. Além de senadores, deputados, governadores e ministros.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)