Rose de Freitas anuncia licença por quatro meses para cuidar da saúde

Da Redação | 12/11/2019, 19h08

A senadora Rose de Freitas (Podemos-ES) anunciou em Plenário nesta terça-feira (12) que vai se licenciar do cargo pelo período de quatro meses para tratamento médico. Em seu lugar assumirá seu primeiro suplente, Luiz Osvaldo Pastore (MDB).

A senadora informou que há dois anos enfrenta dificuldades de locomoção e nos últimos dias, após uma sequência de exames, descobriu estar acometida por uma infeção bacteriana, chamada riquétsia, causada pela picada de um carrapato. Ela lamentou o baixo investimento do país em pesquisa científica, razão pela qual há poucos infectologistas em atuação no Brasil.

Em atuação no Congresso há 38 anos, a senadora, que foi deputada constituinte e tem um mandato voltado para os direitos das mulheres, explicou que após apelos de familiares e colegas do Senado, como os senadores Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Eduardo Braga (MDB-AM), decidiu pelo afastamento e se dedicar a sua saúde.

Rose de Freitas agradeceu aos senadores e ao presidente da Casa, Davi Alcolumbre, pela contribuição no desempenho da sua atividade parlamentar e os apresentou seu suplente, presente à ocasião.

— Mas eu estou indo com muita determinação de voltar aqui andando com liberdade, pensando sem me assustar, e não tendo a sofreguidão que estou tendo agora. Portanto, eu queria, Pastore, entregar o desempenho dessa tarefa nas suas mãos, ao lado desses companheiros valorosos e agradecer do fundo do meu coração por tudo, pela generosidade, pela paciência — agradeceu Rose de Freitas, cumprimentada por vários senadores.

Luiz Pastore é filiado ao MDB de Vila Velha, no Espírito Santo, desde 1986. Ele é empresário do setor de importação e transformação de cobre e alumínio, já foi suplente do ex-senador Gerson Camata (1941-2018) e chegou a assumir o Senado entre 2002 e 2003.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)