Faltou bom senso na decisão do STF sobre segunda instância, diz Plínio Valério

Da Rádio Senado | 12/11/2019, 15h51

Em discurso nesta terça-feira (12), em Plenário, o senador Plínio Valério (PSDB-AM) apontou o descontentamento que, a seu ver, passa o Brasil com decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Por 6 votos a 5, o STF decidiu na última quinta-feira (7) dar fim à execução da pena de condenados em segunda instância. Com a decisão, réus já condenados que ainda têm recursos a serem julgados no Superior Tribunal de Justiça e no Supremo Tribunal Federal podem ser soltos. Para o parlamentar faltou bom senso por parte do supremo.

— E o país clamava por bom senso, clama por bom senso. Como dizer às novas gerações, aos netos (...), como mostrar que vale a pena seguir na linha? E eu acho que vale a pena, sim. Mas como mostrar, se o Supremo Tribunal Federal, por sua maioria, acabou de dizer que na nação, no país chamado Brasil, o crime compensa? Ladrões, corruptos que roubaram a nação, que devolveram milhões [de reais] à nação, foram presos, agora soltos, vão poder usufruir daquilo que guardaram, que esconderam ainda, que permaneceu escondido — afirmou Plínio Valério.

Ele ressaltou ainda que a operação Lava Jato significou um momento histórico para o Brasil, e que, a partir da operação houve um rompimento com o país da impunidade.

— Antes da Lava Jato, rico não ia preso. Antes da Lava Jato, havia o reino da impunidade. Esse marco, essa quebrada, essa diferença, esse caminhar é com que estão querendo acabar — disse o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)