Senado lança na UnB ‘Ânsia Eterna’, livro da coleção ‘Escritoras do Brasil’

Da Comunicação Interna | 11/11/2019, 11h26

O Senado lançou na última quarta-feira (6) na Universidade de Brasília (UnB) o livro Ânsia eterna, segundo volume da coleção Escritoras do Brasil, que reúne contos da escritora carioca Júlia Lopes de Almeida (1862-1934), também teatróloga, abolicionista e feminista. O livro está à venda na Livraria do Senado por R$ 15. A edição digital pode ser baixada gratuitamente.

Ilana Trombka, diretora-geral do Senado, lembrou que Júlia participou da criação da Academia Brasileira de Letras (ABL), mas não chegou a ser acadêmica, mesmo sendo escritora, simplesmente por ser mulher. Para Ilana, o lançamento de mais um livro da coleção Escritoras do Brasil lança luz sobre a discriminação, pois a literatura leva à reflexão.

— É para ver como, às vezes, discriminar pode vir das pessoas com as melhores produções acadêmicas. Isso é um pouco surpreendente, porque a gente quer acreditar que a discriminação vem da falta de conhecimento e informação. Mas a gente vai descobrindo que a discriminação vem da falta de capacidade de mudar o status quo.

A reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão, disse que é importante dar cada vez mais voz às mulheres. Márcia relatou o preconceito enfrentado por ela, que é geóloga. Na área de geologia, disse, existe o mito de que mulher nessa profissão dá azar. Integrante do Conselho Editorial do Senado, a reitora afirmou que a Universidade de Brasília está aberta a outros lançamentos e debates, ressaltando que a instituição possui professores e estudantes de alto nível para discutir os livros publicados pelo Senado.

Edições desatualizadas

A coordenadora da Biblioteca do Senado, Patrícia Coelho, disse que a ideia da coleção Escritoras do Brasil nasceu durante uma roda de leitura, ao se constatar a dificuldade de encontrar livros escritos por mulheres do século 19. As poucas edições existentes estão desatualizadas e são de difícil acesso.

— A Cleide [Lemos, consultora legislativa aposentada], Maria Helena [Freitas, chefe do Serviço de Processamento de Artigos de Revistas] e Mônica Rizzo [chefe do Serviço de Pesquisa e Recuperação de Informações Bibliográficas] trouxeram a sugestão, e a diretora-geral comprou a ideia — disse Patrícia.

Após o lançamento, a livraria realizou uma roda de conversa sobre o livro. Além de Patrícia Coelho e Cleide Lemos, também participaram a diretora da Editora da UnB, Germana Henrique Pereira, e as professoras Adriana Araújo e Virgínia Maria Vasconcelos Leal, docentes do Departamento de Teoria Literária e Literaturas da universidade.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)