Privatização da Eletrobras é venda do curso de água dos rios, diz Zenaide Maia

Da Redação | 07/11/2019, 15h55

A senadora Zenaide Maia (Pros-RN) se posicionou nesta quinta-feira (7), em Plenário, contra a privatização da Eletrobras — estatal que, junto com suas subsidiárias, é responsável pela maior parte da geração e transmissão de energia elétrica no Brasil. Para a parlamentar, muito mais do que vender a infraestrutura, o governo estará vendendo os cursos de água dos rios (já que a maior parte da eletricidade do país é gerada em hidrelétricas), que deve ser de propriedade do Estado.

A parlamentar questionou ainda o valor da transação, que para ela é considerado “preço de banana em final de feira”. Segundo Zenaide, especula-se que a privatização da Eletrobras arrecadará R$ 16,2 bilhões, valor muito aquém do que a empresa valeria, uma vez que no último trimestre deste ano, o lucro da estatal foi de R$ 5,5 bilhões, informou a senadora.

— Aí eu pergunto, por que o governo resolve dar o direito a outro país de acender e apagar a luz do seu povo? [...] Eletrobras representa soberania e autonomia sobre nossa energia e sobre o domínio do curso das águas, que segundo a Constituição devem ser do poder público, variando entre a União e os estados — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)