Nelsinho Trad faz palestra sobre saúde masculina em Campanha Novembro Azul

Da Comunicação Interna | 07/11/2019, 11h44

Os cuidados com a saúde e a prevenção do câncer de próstata serão tema de palestra do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), na próxima terça-feira (12), às 15h, no auditório do Interlegis. A ação faz parte da programação da Campanha Novembro Azul, que inclui ainda, até o dia 31 de novembro, a iluminação da cúpula do Senado na cor azul, com o intuito de chamar a atenção do público masculino sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata.

Médico urologista, o parlamentar destacou que esse tipo de câncer é uma das principais causas de morte entre os homens no país. Por isso, segundo ele, a prevenção e o diagnóstico precoce são aliados no combate à doença.

— Estatísticas demonstram que, cada vez mais, quando uma doença dessa natureza evolui, as chances de o paciente chegar a óbito aumentam muito. E o inverso é verdadeiro: se o paciente se previne e descobre a doença no estágio inicial, pode ser operado e ficar curado, sem a necessidade de quimioterapia e de radioterapia em alguns casos.

Trad lembrou que o ditado popular “melhor prevenir do que remediar” representa o melhor conselho que os homens devem receber quando o assunto são os cuidados com a saúde, em especial com o câncer de próstata. Para a palestra, Nelsinho Trad afirma que pretende trazer informações de qualidade ao público presente.

— O mais importante é esclarecer conceitos que, muitas vezes, o homem e a mulher desconhecem — disse.

A doença

O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Alguns dos sintomas que podem estar associados a essa neoplasia são dificuldade para urinar e sensação constante de bexiga cheia. Em 2018, foram detectados 68.220 novos casos da doença no país, segundo o Ministério da Saúde. O quantitativo corresponde a um risco estimado de 66,12 mil casos novos a cada 100 mil homens, além de ser a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos. Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se a realização de exames.

SERVIÇO
Onde: Auditório do Interlegis
Quando: 12 de novembro
Horário: 15h

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)