Telmário cobra eleição para presidência da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul

Da Redação | 06/11/2019, 20h08

O senador Telmário Mota (Pros-RR) criticou em Plenário nesta quarta-feira (6) o presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, deputado Celso Russomanno (Republicanos-SP), que está com seu mandato vencido há mais de um ano e até o momento ainda não convocou os membros da representação para nova eleição.

Ao questionar o posicionamento de Russomanno, Telmário salientou que o deputado não está cumprindo o acordo político estabelecido entre as duas Casas legislativas, que sempre se alternam no comando da representação no Parlasul. Na opinião do senador, com essa atitude de procrastinar a eleição, o deputado usa de "manobra não republicana" e desrespeita os regimentos do Senado e do Congresso.

— Acordo em política é fundamental, e meu partido e eu respeitamos sempre os acordos nesta Casa. É lamentável que o deputado Celso use desse expediente, lamentável (...) Então, eu conclamo o presidente [do Senado] Davi. Que V. Exa. convoque o deputado Celso e determine essa eleição, porque nós não podemos, procrastinar, adiar, para buscar o melhor momento. Já se foi mais um ano. Um ano atrás, ele deveria ter deixado a presidência do Mercosul — afirmou Telmário, pedindo a Davi Alcolumbre que intervenha na situação da Representação Brasileira.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Senado Agora
17h05 Embaixador no Chipre: Por 51 votos a favor, 3 contra e 2 abstenções, o Plenário aprovou a indicação do diplomata Eduardo Augusto Ibiapina de Seixas para o cargo de embaixador do Brasil no Chipre (MSF 48/2019).
15h37 Balanços em jornais: A comissão mista rejeitou a MP 892/2019, que dispensa publicações empresariais obrigatórias em jornais.
14h12 Escolas públicas : A Comissão de Educação aprovou o Projeto de Lei 5.288/2019 que estabelece condições mínimas para escolas de educação básica pública. A matéria segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Ver todas ›