Subcomissão pode ouvir ministros sobre favorecimento a empresa de energia

Da Redação | 06/11/2019, 11h26

A subcomissão temporária que apura o suposto favorecimento à empresa Leros se reúne na próxima quinta-feira (7) para votar dois pedidos para ouvir os ministros de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e de Relações Exteriores, Ernesto Araújo. O autor dos requerimentos, senador Jaques Wagner (PT-BA), quer informações a respeito da ata bilateral relativa à contratação de potência da Usina Hidrelétrica de Itaipu, firmada entre Brasil e Paraguai, em maio deste ano. A reunião do colegiado está marcada para começar logo após a reunião da Comissão de Relações Exteriores (CRE).

O objetivo da subcomissão é buscar informações sobre uma possível tentativa de favorecimento ilegal a uma empresa brasileira que atua no setor de energia, a Leros. Na reunião de instalação da subcomissão, o presidente do colegiado, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), explicou que foi prometida à Leros a venda da energia excedente do Paraguai no mercado livre de energia do Brasil, "a preços e condições imbatíveis", gerando uma grande sensibilidade política no contexto das relações bilaterais entre os dois países.

“A sociedade brasileira foi tomada de surpresa pelos graves acontecimentos que vêm se desenrolando na República do Paraguai, nosso vizinho e sócio histórico do Brasil no Mercosul, em virtude de um acordo que revisa a energia contratada por aquele país junto à Itaipu Binacional”, argumentou Jaques Wagner.

Wagner questiona os motivos que levaram à revisão e afirma que o novo acordo levou a graves consequências no Paraguai, como a demissão de altas autoridades e um pedido de impeachment do atual presidente, Mario Abdo Benítez. Para Wagner, o sigilo na tramitação do acordo é inexplicável e gera dúvidas até mesmo sobre a lisura das negociações. Na reunião anterior, em 31 de outubro, a CRE decidiu prorrogar o funcionamento da subcomissão por mais 60 dias.

O colegiado se reunirá na sala 7 da Ala Alexandre Costa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)