Plínio Valério aponta pobreza e mortalidade infantil na Amazônia Legal

Da Rádio Senado | 06/11/2019, 16h31

Em discurso nesta quarta-feira (6) em Plenário o senador Plínio Valério (PSDB-AM) mencionou dados de relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância, o Unicef, segundo os quais é grande o risco de a criança morrer antes de completar um ano de vida na Amazônia Legal. Pelo mesmo documento, dos que sobrevivem, poucos completam o ensino fundamental.

De acordo com o estudo do Unicef, nove milhões de crianças vivem na região. Desse total, 43% moram em casas com renda per capita insuficiente para comprar uma cesta básica, afirmou Plínio Valério.

O senador disse estranhar a "falta de repercussão dessa notícia entre os defensores da floresta". E disse que a vulnerabilidade social existente na Amazônia pode gerar vulnerabilidade ambiental. Por isso, continuou, é preciso fazer algo para também garantir uma vida digna aos que vivem na região.

— Essa mesma Alemanha que quer proteger a nossa floresta não implanta uma fábrica da Mercedes-Benz na Amazônia para dar emprego e gerar renda. O caboclo e o índio não têm renda para comprar o açúcar, o óleo e o sal. E eles não podem matar um tracajá para vender, eles não podem arpoar um pirarucu a mais para vender, eles não podem derrubar uma árvore para fazer o trapiche da sua casa. É cretinice, é demagogia de quem se autodenomina defensor da Amazônia — disse Plínio Valério.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)