Esperidião Amin defende microcrédito como alternativa aos altos juros bancários

Da Rádio Senado | 06/11/2019, 20h57

O senador Esperidião Amin (PP-SC) defendeu nesta quarta-feira (6) em Plenário o crédito cooperativo e o microcrédito como instrumentos para combater os altos juros praticados pelos bancos. Ele registrou reunião com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, para discutir a situação dos juros bancários. Para ele, o chamado cheque especial se transformou numa ferramenta para extorquir a população mais pobre.

Esperidião Amin disse que Campos Neto manifestou preocupação com o problema e disse que agilizará o sistema financeiro para atender o pequeno e o microempresário. Isso, disse o senador, "renovou sua esperança" não apenas no sistema financeiro e nos bancos virtuais que estão surgindo, mas também em alavancas que muitas vezes foram "menosprezadas" pelo mesmo BC. 

O parlamentar também elogiou a participação do senador Confúcio Moura (MDB-RO) na reunião com o presidente do BC. De acordo com Esperidião Amin, o colega também apoiou a atuação de instituições de crédito não governamentais, as Oscips, que praticam o microcrédito.

— Serão essas instituições, crédito cooperativo, organização não governamental de microcrédito e as sociedades de garantia solidária — que nós aprovamos há pouco, e eu espero que o governo sancione o mais rapidamente possível — essas é que darão capilaridade ao esforço do governo para cevar o pequeno empresário com microcrédito baseado no que eu chamo crédito de confiança — disse Esperidião Amin.

 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)