Grupo Parlamentar Brasil-Panamá elege membros da comissão executiva

Da Redação | 05/11/2019, 15h43

Nesta terça-feira (5), o Grupo Parlamentar Brasil-Panamá definiu os membros de sua comissão executiva em reunião realizada no gabinete do presidente do colegiado, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG). A criação do grupo foi solicitada pelo parlamentar em agosto e tem como objetivo incentivar e desenvolver as relações entre os parlamentos nacionais dos dois países, facilitar a aprovação congressual de atos bilaterais acordados pelas instâncias negociadoras e tratar de questões de interesse legislativo comum.

Na ocasião, o senador destacou que o Panamá é um dos países latino-americanos mais relevantes, com uma economia aberta em grande desenvolvimento e uma posição estratégica fundamental na América Central. De acordo com ele, por isso, as identidades entre o país e o Brasil são muitos.

— É no Panamá a sede do Parlatino, que é um parlamento latino-americano e caribenho, onde o Brasil tem forte representação. Eu, atualmente, presido o grupo brasileiro. Então, tenho certeza que esse grupo parlamentar vai ajudar a cimentar ainda mais as relações bilaterais entre Brasil e Panamá em um trabalho articulado com a embaixada no Panamá, cuja titular é a embaixadora Glivânia Maria, que tem feito um belíssimo trabalho à frente daquela missão — ressaltou Anastasia.

A diretoria do grupo parlamentar eleita é composta pelos senadores Kátia Abreu (PSD-TO), Elmano Ferrer (Podemos-MT), Arolde de Olveira (PSD-RJ), Lucas Barreto (PSD-AP), Zenaide Maia (Pros-RN), Styvenson Valentim (Podemos-RN), Jaques Wagner (PT-BA), Jarbas Vasconcelos (MDB-PE) e Nelsinho Trad (PSD-MS).

Anastasia explicou que o objetivo é fazer um rodízio dos cargos da comissão executiva. Segundo ele, a diretoria, juntamente com os demais membros do grupo, definam as ações. O presidente do grupo informou que estará, em breve, em viagem oficial ao Panamá para levar à Assembleia Nacional do país os documentos da instalação do grupo no Senado brasileiro.

Morgana Nathany, com supervisão de Sheyla Assunção

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)