CE aprova mobilização olímpica para 2020

Da Redação | 05/11/2019, 15h28

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta terça-feira (5) o projeto da senadora Leila Barros (PSB-DF) que torna 2020 o "Ano da Participação Olímpica Brasileira" (PL 5.183/2019). Além de 2020 ser o ano das Olimpíadas em Tóquio, o ano marca também o centenário da primeira vez que o Brasil participou das Olimpíadas. Em 1920, o país enviou 22 atletas para os jogos realizados em Antuérpia (Bélgica), de onde voltaram com três medalhas (uma de ouro, uma de prata e uma de bronze), todas elas no tiro desportivo.

O texto prevê, com a oficialização de 2020 como "Ano da Participação Olímpica Brasileira", que órgãos da administração pública vinculados ao setor se articulem com as entidades desportivas, visando valorizar o esporte nacional. Entre as diretrizes, estão a adoção de campanhas para sensibilizar a população sobre a importância da prática esportiva. O projeto ainda recomenda a realização de eventos e palestras relativas à temática.

O relator do projeto foi o senador Esperidião Amin (PP-SC), para quem a relevância social do esporte vai multo além das disputas entre países ou equipes.

— O olimpismo é uma filosofia herdada da Grécia antiga, onde nasceram os Jogos. Os objetivos vão muito além da excelência desportiva ou da mera competitividade. Pregam a construção de um mundo melhor e a promoção da paz. É algo de relevância cultural e ressalta valores tão necessários para a sociedade brasileira atual, como a resiliência, a busca da excelência, a cooperação e os cuidados com a saúde — disse o senador na semana passada, quando apresentou seu relatório.

Esperidião ainda elogiou a senadora Leila Barros, ex-jogadora de voleibol que conquistou duas medalhas olímpicas para o Brasil, nos jogos de Atlanta (1996) e Sydney (2000). O projeto está pronto para seguir para a Câmara dos Deputados, caso não haja recurso da decisão da CE.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)