Rogério Carvalho lamenta desastres ambientais e vê clima de desilusão e desamparo no país

Da Rádio Senado | 04/11/2019, 18h27

O senador Rogério Carvalho (PT-SE) afirmou nesta segunda-feira (4) em Plenário que a população vive um clima de desilusão e de desamparo, que, segundo ele, tomou conta do povo brasileiro. O parlamentar apontou crises em várias frentes, em especial a do meio ambiente. Ele disse que essa sensação de desamparo se deve a situações como o avanço da mancha de óleo no litoral do Nordeste, que está sendo combatida pelas próprias comunidades, pois o governo federal descontinuou ou extinguiu os comitês permanentes destinados a combater acidentes desse tipo. Também a Amazônia foi lembrada pelo senador.

A Amazônia queimou, este ano, uma área maior do que o estado de Sergipe inteiro. Eu fico imaginando o meu pequeno estado em chamas e, além do meu pequeno estado, um pedaço da Bahia e de Alagoas em chamas, porque foram quase 30 mil quilômetros quadrados queimados neste ano de 2019 na Amazônia. Meu estado tem 22 mil quilômetros quadrados. Portanto, é o desamparo em relação à defesa da vida — disse Rogério Carvalho.

Ele apontou ainda o desamparo da população diante da retirada de medicamentos da lista dos que são oferecidos no Sistema Único de Saúde, da interrupção do programa Minha Casa, Minha Vida e do que qualificou de desmonte do sistema de Previdência e de proteção social.

— Também está desamparado o trabalhador desempregado, porque a gente não vê uma política para gerar renda, para gerar emprego, trabalho. Nós não vemos um esforço... Então, isso produz a sensação de desalento, que é o que nós capturamos nas pesquisas do IBGE sobre o tema — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)