Paulo Rocha chama atenção para retrocesso que vive o país

Da Rádio Senado | 04/11/2019, 17h55

O senador Paulo Rocha (PT-PA) destacou nesta segunda-feira (4), em Plenário, o processo do capitalismo internacional baseado, principalmente, na força do capital financeiro que, segundo ele, tem vivido o mundo. Para o senador, as consequências desse processo têm trazido grandes prejuízos aos Estados Nacionais. Ele classificou como retrocesso os cortes na educação, projetos sociais, ciência e tecnologia, entre outros. Segundo o senador, os governos autoritários são usados para impor esse projeto à sociedade.

— Desmonte da educação, desmonte da ciência e tecnologia, desmatamento da Amazônia, desindustrialização dos nossos parques industriais. A despeito do nome de "combate à corrupção", está aí a consequência: estão acabando com a indústria da construção civil, já acabaram com a indústria naval, que era ligada ao pré-sal, estão acabando com a indústria da alimentação. (...) Por isso, eu queria chamar a atenção para o momento que nós estamos vivendo, para o retrocesso em nosso país, não só desmontando a nossa estrutura de Estado. Estão destruindo as nossas conquistas, os nossos direitos, tudo isso em nome de uma elite velha, retrógrada, escravagistas, reacionária — afirmou o senador.

O parlamentar citou como exemplo a crise no Chile. Segundo ele, a “gota d'água” foram as tarifas de ônibus e do metrô. Rocha disse que já estava sendo experimentado um projeto influenciado e imposto pelo capital financeiro internacional.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)