Cortes no orçamento da ciência, da tecnologia e na inovação serão debatidos na CCT

Da Redação | 30/10/2019, 15h22

A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) aprovou nesta quarta-feira (30) um pedido do senador Confúcio Moura (MDB-RO) para ouvir membros do governo, da academia e do setor privado numa audiência pública. Na pauta, os cortes orçamentários que tem sido aplicados sobre os setores de ciência, tecnologia e inovação, como explicou Confúcio. A data da audiência será definida pelo presidente da CCT, senador Vanderlan Cardoso (PP-GO).

— As políticas públicas que apoiam estas áreas parecem estar sendo desmontadas. Os principais programas, agências e órgãos responsáveis pela política de ciência, tecnologia e inovação estão passando por fortíssimos cortes orçamentários, e sem perspectivas de alívio a curto ou médio prazo. Quais são os impactos desta situação no empreendedorismo e na inovação em nosso país? Existe risco de colapso da atual política e das agências? Existe alguma saída para que superemos estas dificuldades? — questionou Confúcio, como os principais pontos que espera sejam abordados durante a audiência.

Estão sendo chamados para este debate representantes dos ministérios da Economia e da Educação; do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); da Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep); do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE); e da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)