Zequinha Marinho defende mudança na legislação ambiental

Da Rádio Senado | 29/10/2019, 18h33

O senador Zequinha Marinho (PSC-PA) afirmou nesta terça-feira (29) em Plenário que é possível fazer manejo sustentável da madeira na Amazônia, com aproveitamento da chamada galhada como carvão. Para ele ambientalistas e imprensa fazem campanhas contra o setor madeireiro. O senador disse ser preciso mudar a legislação ambiental para facilitar o trabalho das empresas que trabalham corretamente.

Ele afirmou que na última sexta-feira (25) visitou um projeto de manejo, existente há 24 anos. Ele elogiou a empresa Cikel, responsável pelo manejo, por suas "boas práticas" e por "trabalhar corretamente", dentro da legislação. Zequinha Marinho disse ter constatado que a mata se regenera de uma "forma extraordinária". O senador disse ter observado de perto o reaproveitamento da madeira que não serve mais para utilização, mas pode ser remanejada e transformada em carvão.

— Enfim, dentro dos 20% que a lei permite [desmatar] na Amazônia, você entra com um projeto de licenciamento para supressão de uma área e aí a legislação não permite que a galhada, o resto, o aproveitamento seja usado para transformar aquilo em carvão. Fica apodrecendo e entulhando a floresta. Que coisa, não é? A gente precisa amadurecer muito. E a gente precisa corrigir isso — disse o senador, para quem o uso econômico da madeira permite a preservação da floresta.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)