Rogério Carvalho agradece ao presidente do Senado por solidariedade ao Nordeste

Da Rádio Senado | 29/10/2019, 17h20

O senador Rogério Carvalho (PT-SE) agradeceu nesta terça-feira (29), em Plenário, pelo gesto de solidariedade do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, ao exercer o cargo de presidente da República na semana passada. Davi visitou na última quinta-feira (25) algumas das praias do Nordeste atingidas pelo vazamento de óleo, em grandes proporções, que atinge a região. O parlamentar agradeceu pela prorrogação do seguro-defeso, em favor de pescadores atingidos pelo desastre. Também destacou a grande mobilização do povo nordestino para tentar limpar as áreas do litoral atingidas pelo desastre.

Rogério Carvalho aplaudiu também a edição de uma medida provisória para auxiliar municípios atingidos pelo óleo. Para ele, o mais importante não é saber de onde saiu o óleo, mas evitar maiores prejuízos.

— Neste momento, o mais importante não é a gente saber se o óleo é venezuelano, se o óleo é norueguês, se o óleo é de que nacionalidade, mas impedir que este óleo produza os danos que vem produzindo ou diminuir o dano que esse óleo pode produzir se não for retirado a tempo. Ou, se nós não conseguirmos evitar que ele chegue à costa, retirando do mar, que pelo menos a gente seja capaz de reduzir o dano com a sua chegada à nossa costa — disse.

Investimentos públicos

Rogério Carvalho também comentou os protestos no Chile. Ele criticou o modelo econômico que preconiza o "Estado mínimo" e defendeu o aumento dos investimentos públicos para alavancar o crescimento econômico, gerar empregos e combater a desigualdade. Para ele, o governo está cometendo o mesmo erro de gestões anteriores, as quais desoneraram o setor privado na expectativa de gerar crescimento do PIB, que por fim não veio.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)