Girão critica iniciativa da Aneel de taxar consumidor que usa painéis solares e gera energia

Da Rádio Senado | 29/10/2019, 18h02

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) manifestou preocupação nesta terça-feira (29) em Plenário com a proposta da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de rever a sua Resolução nº 482, de 2012, sobre a geração distribuída. Trata-se do modelo em que o próprio consumidor gera energia elétrica, principalmente a partir de painéis solares, e injeta o excedente na rede elétrica. Atualmente, quase a totalidade da carga entregue à rede volta como crédito para o consumidor, amortizando sua despesa mensal com a chamada conta de luz.

Mas agora, critica o senador, a Aneel pretende criar uma taxa sobre o valor da energia gerada desta maneira, o que tende a representar 68 % do que é enviado para a distribuidora. O resultado será a eliminação das vantagens para quem usa os painéis solares, pois esses consumidores perderão de 80 a 90% da redução na conta de luz. Eduardo Girão afirma que deve ser dada a máxima importância à consulta pública convocada pela agência sobre essa mudança proposta.

— Francamente há momentos em que eu não consigo compreender como as coisas acontecem no Brasil. Estamos diante de uma redução dos estímulos hoje existentes para o consumidor que gera sua própria energia, principalmente por meio de painéis solares, a forma de geração com maior potencial de crescimento no mundo — afirmou Girão.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)