Representantes de parlamentos de língua portuguesa visitam diretora-geral

Da Comunicação Interna | 23/10/2019, 20h02

Os participantes do 1º Encontro de Quadros das Áreas de Redação, Audiovisual e Arquivo da Associação de Secretários-Gerais dos Parlamentos de Língua Portuguesa se encontraram, na noite dessa terça-feira (22), com a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka. Eles falaram sobre a área em que atuam e da importância de levar para seus países a experiência legislativa brasileira.

O encontro reúne em Brasília, desde segunda-feira (21), representantes dos Parlamentos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Segundo Ilana, o Senado está aberto à realização de acordos de cooperação bilateral com os países que participam do encontro. Iniciativas nesse sentido, disse, têm o apoio do presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

A reunião com a diretora-geral coincidiu com o momento de votação, em segundo turno, da proposta de emenda à Constituição (PEC 6/2019) de reforma da Previdência. Ilana explicou o trâmite do texto e as mudanças previstas, como o aumento da idade mínima para aposentadoria.

Ela também lembrou que Davi Alcolumbre assumiria interinamente, no início da tarde desta quarta-feira, a Presidência da República. O presidente do Senado é o terceiro na linha sucessória. O presidente da República, Jair Bolsonaro, está em visita à Ásia e ao Oriente Médio; o vice-presidente Hamilton Mourão viajou para o Peru; e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, está em visita à Inglaterra e Irlanda. Davi ocupará o cargo até sexta-feira (25).

Durante o dia, nessa terça-feira, os representantes dos Parlamentos conheceram os procedimentos de acompanhamento das sessões do Senado e da Câmara dos Deputados, como a produção de atas e redação final. À tarde, visitaram o Plenário, as áreas de taquigrafia e os veículos de comunicação das duas Casas.

Nesta quarta (23), em visita à Secretaria de Comunicação Social (Secom), eles souberam como é feita a cobertura jornalística da atividade legislativa, assim como o trabalho de divulgação dos conteúdos jornalísticos e legislativos da Casa pelas mídias sociais, além das funcionalidades do Senado Multimídia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)