Veneziano aponta lentidão do governo na contenção do derramamento de óleo no Nordeste

Da Rádio Senado | 22/10/2019, 18h16

O senador Veneziano Vital Rêgo (PSB-PB) acusou o governo federal de falta de sensibilidade e agilidade no combate às manchas de óleo que têm chegado às nas praias e corais no litoral do Nordeste. O desastre, observou o senador, resulta em grandes prejuízos ambientais e econômico.

— Pode-se dizer tudo, menos que a ação do atual governo tenha sido de resposta pronta e adequada. Aí, não! Cá entre nós, e para todos os 210 milhões de brasileiros, (...) passados quase dois meses, 60 dias, as primeiras e efetivas medidas foram adotadas há 72 horas! Isso mostra exatamente que este governo, mais uma vez, em relação a um episódio gritante, demonstra sua lerdeza e, mais que a sua lerdeza, o seu descompromisso, a sua insensibilidade — disse o senador, nesta terça-feira (22) em Plenário.

O parlamentar lembrou que foi o próprio governo Bolsonaro que demitiu o dirigente do Instituto Nacional de Pesquisa Especiais Inpe), que talvez pudesse já reconhecer, através de acompanhamento de satélite, onde estaria a fonte do vazamento que atinge o Nordeste. Veneziano recordou que o dirigente foi demitido por ter levado a público os indicadores do desmatamento referentes a queimadas.

— Ou será — e aí eu começo também a duvidar — que essas informações chegaram ao Palácio do Planalto, e esse mesmo Palácio do Planalto não quis dar conhecimento à sociedade brasileira? — declarou o senador, criticando o sigilo sobre as investigações quanto ao vazamento.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)