Humberto Costa cobra ação do governo para conter derramamento de óleo no litoral do Nordeste

Da Redação | 22/10/2019, 17h06

O senador Humberto Costa (PT-PE) criticou nesta terça-feira (22) em Plenário a negligência do governo federal no combate à poluição do litoral do Nordeste por petróleo. Ele afirmou que os órgãos de Estado, como o Ministério do Meio Ambiente, o da Marinha e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), não colocaram em prática um plano emergencial de contenção do óleo, que avançou e continua a avançar no litoral nordestino, destruindo a fauna, a flora e causando enormes prejuízos econômicos e sociais às regiões afetadas.

Trata-se do maior desastre ambiental de todos os tempos, disse o senador, considerando a extensão territorial atingida pelo vazamento de petróleo, que passa de 2 mil quilômetros, afetando mais de 200 locais em nove estados, além dos 80 municípios alcançados até o momento. Segundo ele, a população vive um drama sem precedentes, e, sem a ajuda do governo, está fazendo o trabalho de remoção do piche.

— É a população do Nordeste que está tirando, no braço, junto com as prefeituras e os governos estaduais, o óleo que está nas praias, correndo riscos! Esse óleo tem substâncias altamente tóxicas para a pele, para a respiração... Falta equipamento para a proteção das pessoas que estão lá, e vem gente aqui falar que é isso que deve ser feito! Que é a população que deve ir limpar o petróleo... E para que serve o governo? E para que serve o ministro do Meio Ambiente? E para que serve a Petrobras?

Ele lembrou que as regiões afetadas vivem do turismo e da pesca. E uma calamidade desse porte às vésperas da temporada de verão comprometerá a economia dos municípios, além de comprometer a renda de mais de 144 mil pescadores marisqueiros, que dependem da atividade para sobreviver.

— Isso é uma desumanidade! Esta é uma ação antipatriótica deste governo. Isso só fragiliza a imagem do Brasil no exterior, pois representa uma falta de compromisso com a causa. Perdoem-me a exaltação, mas, se V. Exas. tivessem visto — devem ter visto — várias gravações feitas naquela região com pescadores desesperados, com pessoas fazendo um sacrifício sobre-humano para tentar retirar a sujeira que está lá... E este governo incompetente, este governo insensível, este governo desumano, este governo que não tem qualquer preocupação com o meio ambiente, nada faz — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)