Paim pede que prefeitura de Porto Alegre não descaracterize Mercado Público

Da Rádio Senado | 18/10/2019, 10h02

O senador Paulo Paim (PT-RS) pediu nesta sexta-feira (18) em Plenário que as autoridades municipais de Porto Alegre e representantes do setor privado não deformem a essência do Mercado Público da capital gaúcha, que completou 150 anos no início de outubro.

A prefeitura de Porto Alegre estuda a possibilidade de conceder o espaço para a iniciativa privada. Paulo Paim lembrou que o mercado faz parte da história gaúcha e tem sido o palco democrático de uma série de manifestações culturais, religiosas e políticas ao longo de todos esses anos.

— Ali as coisas acontecem. Inclusive, em grandes momentos, atos políticos. Ali está a memória da nossa querida capital gaúcha, Porto Alegre. Gerações e gerações percorreram os seus cantos, recantos, suas curvas, seus arcos. Filhos, pais, avós, bisavós, todos se encontram ali, para festejar a vida, a harmonia e a eternidade das amizades — disse.

O senador Paulo Paim aproveitou para cobrar do governo mais verbas para o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CNPq, para garantir o custeio das bolsas aos cientistas e a continuidade de pesquisas.

O órgão, com 70 anos de existência, sofreu bloqueio no orçamento deste ano, fato que foi parcialmente remediado pelo governo, reconheceu o senador. Além do contingenciamento deste ano, o CNPq poderá sofrer redução orçamentária em 2020, acrescentou Paim.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)