Senado homenageia o Fortaleza Esporte Clube por seu centenário

Da Redação | 17/10/2019, 19h00

O Plenário do Senado recebeu nesta quinta-feira (17) sessão especial para comemorar o centenário do Fortaleza Esporte Clube, de Fortaleza (CE). Fundado em 18 de outubro de 2018, o Fortaleza disputa a Série A do Campeonato Brasileiro de futebol. A sessão foi convocada pelo senador Eduardo Girão (Podemos-CE), que foi presidente do clube entre junho e dezembro de 2017.

O atual presidente, Marcelo Paz, afirmou que o Fortaleza completa 100 anos em um bom momento. O time conquistou a Série B em 2018 e a Copa do Nordeste em 2019, ambos títulos inéditos. Fora de campo, o clube constrói um novo centro de treinamento profissional e expande o seu quadro de sócios e a sua rede de lojas oficiais

— Hoje é o último dia do primeiro centenário e amanhã é o primeiro dia do próximo. O clube está cada vez mais forte, unido e organizado, tem feito sua torcida feliz e não se furta a fazer o bem e levar paz social.

O presidente do Conselho Deliberativo do clube, Demetrius Coelho, destacou que foi um novo modelo de gestão que possibilitou o sucesso das gestões recentes.

— As decisões eram tomadas por pouco mais de 100 pessoas. Hoje as eleições são diretas e todos os sócios adimplentes podem votar. O Fortaleza é um clube democrático e popular.

O clube foi homenageado pela Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará, entidade que já teve como presidente o ex-senador Cid Sabóia de Carvalho. O atual presidente, o radialista Alano Maia, declarou-se torcedor do Fortaleza, mas observou que também sabe a hora de fazer críticas. O senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO), que fez carreira no jornalismo esportivo, também celebrou a data.

A sessão teve a participação da Embaixada Tricolor Leões do Distrito Federal, torcida organizada com sede em Brasília, e teve a presença de figuras ligadas à história do clube, como Antônia Lima, a Toinha, funcionária há 49 anos; Lauro Santos, neto do fundador do Fortaleza, Alcides Santos; e Clodoaldo Ferreira, ex-jogador que foi pentacampeão estadual pelo clube nos anos 2000.

O Fortaleza foi fundado no bairro do Pici, na capital cearense, onde tem sede até hoje. Manda seus jogos no Estádio Governador Plácido Castelo, o Castelão. O clube tem 42 títulos do Campeonato Cearense, um título da Copa do Nordeste e um da Série B do Campeonato Brasileiro. Foi duas vezes vice-campeão da Taça Brasil, o primeiro torneio nacional de clubes do país.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)