Senado comemora centenário de nascimento do almirante Paulo Moreira

Da Redação | 17/10/2019, 11h53

O Plenário realiza sessão especial na próxima terça-feira (22) para homenagear os 100 anos de nascimento do almirante Paulo de Castro Moreira da Silva. Considerado um pioneiro do conhecimento sobre os assuntos relacionados ao mar, ele alcançou marcos relevantes nas áreas de climatologia, oceanografia, meteorologia, biologia marinha e hidrografia.

De autoria dos senadores Chico Rodrigues (DEM-RR), Arolde de Oliveira (PSD-RJ), Zenaide Maia (Pros-RN), Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), Jorginho Mello (PL-SC), Lucas Barreto (PSD-AP), Luis Carlos Heinze (PP-RS) e Zequinha Marinho (PSC-PA), o requerimento (RQS 667/2019) para a realização da solenidade foi aprovado pelo Plenário no último dia 7 de agosto.

Na justificação, o senador Chico Rodrigues destaca que Paulo Moreira pesquisou e empenhou-se em oferecer fontes alternativas de energia advindas do oceano, empreendeu estudos na área do meio ambiente, publicou livros, artigos, resumos, notas técnicas, pareceres e similares que ilustram seu empenho e dedicação à pesquisa. “Por isso, representou uma mistura de filósofo, cientista, literato e oficial da Marinha, um expoente de sua geração que influenciou, de forma indelével, aqueles que encontraram no mar sua vocação, um estímulo na cruzada pelo saber oceânico".

O parlamentar também ressalta que, além de atuar em diversos cargos na Administração Pública, o almirante idealizou o Projeto Cabo Frio, com o objetivo de aproveitar o fenômeno da ressurgência para o cultivo de animais marinhos e algas. A ressurgência é a subida das águas profundas, ricas em nutrientes, para as camadas mais superficiais, comum na região de Arraial do Cabo, no litoral norte do Rio de Janeiro.

“Do projeto, originou-se o Instituto Nacional de Estudos do Mar (INEM), que, em março de 1985, em sua homenagem, passou a denominar-se Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM). Essa organização militar, uma estratégica instituição de ciência e tecnologia da Marinha, desenvolve pesquisas nas áreas de atuação de seu idealizador e colhe os frutos já manifestos em sua visionária imaginação. Portanto, de tantos feitos realizados, restou comprovada a importância de Paulo de Castro Moreira da Silva e justificada a admiração e o seu reconhecimento até os dias atuais”, explica Chico Rodrigues.

Paulo de Castro Moreira da Silva nasceu no Rio de Janeiro (RJ) em 18 de outubro de 1919 e faleceu em maio de 1983, após mais de 45 anos de serviço. Suas cinzas foram lançadas ao mar, nas proximidades da Ilha Rasa (RJ), em 11 de junho de 1988.

Morgana Nathany, com supervisão de Sheyla Assunção

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)