Kajuru aponta aumento da pobreza e defende reforma tributária para combater a desigualdade

Da Redação | 17/10/2019, 18h06

A crise econômica que o país tem atravessado nos últimos anos afetou a renda dos brasileiros, o que elevou o percentual de famílias entre as classes mais pobres da população, disse nesta quinta-feira (17) em Plenário o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO). Para ele, é preciso uma reforma tributária para desonerar o consumo e diminuir a carga de impostos sobre a população de baixa renda.

Kajuru citou dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), que abrange os anos de 2017 e 2018, aumentou a desigualdade social e o número de pessoas em situação de miséria.

— A Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE nos ajuda a entender que há um componente de injustiça social na excessiva tributação embutida nos preços de mercadorias e serviços. As famílias mais pobres destinam 93% de sua renda ao consumo. As mais ricas, 66%. Não podemos pensar em reforma tributária sem considerar aspectos distributivos. A equação é simples: só não entende quem não quer, ou é ignorante, ou é 171. Só vamos conseguir reduzir a gigantesca desigualdade que caracteriza o Brasil quando houver taxação mais progressiva de salários, lucros e ganhos financeiros — disse.

O parlamentar lembrou que a POF começou a ser feito na década de 1980, com o objetivo de mapear um perfil dos hábitos de consumo e das condições de vida do brasileiro. A pesquisa teve como base o Estudo Nacional de Despesa Familiar, realizado nos anos 1970. Os dados, observou Kajuru, também são usados como parâmetro para outras pesquisas do IBGE, como o cálculo da inflação e do Produto Interno Bruto, assim como para estudos sobre desigualdade social.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)