Humberto Costa acusa o governo de contribuir para o aumento da pobreza

Da Rádio Senado | 17/10/2019, 17h18

O senador Humberto Costa (PT-PE) lembrou em Plenário o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza, comemorado nesta quinta-feira (17). Ele classificou de vergonhosos os dados relativos à miséria no país e destacou que a fome voltou a ser fazer parte da realidade do Brasil. Para Humberto Costa, o governo tem contribuído para piorar a situação do povo brasileiro.

O senador mencionou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) segundo os quais o Brasil está entre os países mais desiguais do mundo.

A renda do trabalho da parcela 1% mais rica já é quase 34 vezes o ganho dos 50% mais pobres. Isso significa dizer que o rendimento médio mensal da parcela de cima é de R$ 27,7 mil — afirmou.

O desemprego, que atinge mais de 13 milhões de pessoas, e a redução de programas sociais, como o Bolsa Família, têm empurrado milhões de cidadãos para a miséria, disse Humberto Costa. Além disso, ele mencionou a reforma trabalhista como mais um fator a contribuir para a desigualdade. Para o senador, a reforma da Previdência (PEC 6/2019)  também levará ao aumento da pobreza. "A extrema direita se alimenta da própria carne, mas é o mais pobre quem paga a conta", afirmou.

— Está aqui a conta. E o que eles propõem para resolver a crise no Brasil só vai aprofundar essa situação de miséria. Essa mesma pesquisa do IBGE mostra que, com o empobrecimento, com o aumento da desigualdade, a quantidade de famílias e de pessoas que dependem de aposentadoria, de pensão e de benefício de prestação continuada para sobreviver aumentou exponencialmente. E o que é que o Congresso Nacional fez, a pedido dessa dupla maldita, Bolsonaro e Paulo Guedes? Diminuiu, tirou pensão e aposentadoria da população — afirmou o parlamentar.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)