Telmário lamenta a morte do ex-presidente do Bradesco Lázaro Brandão

Da Redação | 16/10/2019, 16h59

O senador Telmário Mota (Pros-RR) lamentou nesta quarta-feira (16), em Plenário, a morte do ex-presidente do Bradesco e do conselho de administração da instituição financeira Lázaro de Mello Brandão (1926-2019). O parlamentar relatou um episódio que viveu com o banqueiro, então já considerado um dos mais poderosos da América Latina.

O parlamentar relembrou o início de sua carreira profissional ocorreu aos 17 anos, quando conseguiu o primeiro estágio no banco Bradesco, em Roraima. Ainda de acordo com o senador, ele saiu da instituição aos 34 anos, indo trabalhar no Tribunal de Contas de Roraima. Ao sair, fez uma reclamação trabalhista contra o banco. Também escreveu uma carta ao banqueiro, antes viajar de carro entre Roraima e Belém do Pará, onde sua causa seria julgada. Chegando lá, recebeu uma ligação: "Olha, o Sr. Brandão quer falar com você".

Ele era já o todo-poderoso do Bradesco. Então, eu peguei o telefone e liguei para o assessor, e ele me atendeu. Ele disse: 'É o inspetor Telmário Mota?'. Eu disse: 'Ex-inspetor. Sim, sou eu, sr. Brandão '. Ele [respondeu]: 'Olha, eu queria falar pessoalmente com você. Eu entrei no Bradesco com 16 anos. É a minha vida. E você me contou toda a sua história no Bradesco (...). Mandei pagar integralmente o que você está me solicitando' — relatou Telmário, lembrando que trabalhou no Bradesco por 17 anos, sem nunca faltar, mesmo quando teve problemas de saúde.

O senador disse que Lázaro Brandão, que morreu com 93 anos, era homem de visão de futuro e inesgotável capacidade de trabalho.

— Foi uma personalidade marcante, que influenciou todos que com ele conviveram. Será sempre lembrado pelo talento, honradez e capacidade empreendedora — afirmou Telmário Mota, ressaltando ter sido uma "honra a oportunidade de trabalhar com o banqueiro".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)