Senado aprova indicação para embaixador do Brasil na Croácia

Da Redação | 16/10/2019, 17h50

O Plenário aprovou nesta quarta-feira (16) a indicação do diplomata Mauro Luiz Iecker Vieira para exercer o cargo de embaixador do Brasil junto à República da Croácia. Foram 50 votos a favor e apenas 2 contrários, além de 3 abstenções. O nome de Mauro Vieira já havia sido aprovado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), no final do mês passado.

Nascido em 1951, Mauro Vieira é formado em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Ingressou no curso de preparação à carreira de diplomata do Instituto Rio Branco em 1973, logo depois iniciou a carreira como diplomata na função de terceiro-secretário, ascendeu para segundo-secretário e em seguida primeiro-secretário. Ocupou cargos nos ministérios das Relações Exteriores, de Ciência e Tecnologia e da Previdência e Assistência Social e foi ministro-conselheiro na embaixada brasileira em Paris.

Mauro Vieira exerceu ainda o cargo de embaixador em Buenos Aires, além de embaixador em Washington. Foi chefe de gabinete na Secretária-geral de Política Exterior e conselheiro da Embaixada do México. Em 2016, foi nomeado representante permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU).

Croácia

O relacionamento bilateral entre o Brasil e a Croácia tem sido caracterizado pela cooperação econômica desde 1992, quando o Brasil reconheceu a independência do país e estabeleceu relações diplomáticas.

A Croácia é um país localizado no sudeste da Europa, na região dos Bálcãs, com costa no Mar Adriático. O país possui mais de mil ilhas e é atravessado pelos Alpes Dináricos. Tem uma área de 56.594 Km² e uma população de aproximadamente 4,14 milhões. Zagreb é a capital do país e também a cidade mais populosa.

A economia da Croácia é dominada pelos setores de serviços e industriais e pela agricultura. O turismo também se destaca economicamente, com o país classificado entre os 20 destinos turísticos mais populares do mundo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)