Paim alerta para impacto da reforma da Previdência sobre os mais pobres

Da Rádio Senado | 16/10/2019, 15h33

O senador Paulo Paim (PT-RS) destacou em Plenário a importância da realização de um debate sobre os números da Previdência. A audiência pública ocorre nesta quarta-feira (16) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), com a participação de especialistas do governo e do meio acadêmico. Paim explicou que sugeriu o debate devido à existência de diversos estudos que põem em dúvida o que foi divulgado pelo governo sobre o deficit previdenciário.

Ele acrescentou que os mais pobres seriam os grandes prejudicados pela reforma. Paulo Paim disse que a atividade econômica no nível municipal também sofreria muito com o arrocho nas aposentadorias e nas pensões, o que provocaria o aumento da pobreza. Nesse sentido, lembrou que o Fundo de Participação dos Municípios alavanca a economia bem menos do que a contribuição dos aposentados e pensionistas. Ele salientou que estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas destaca a necessidade de políticas voltadas para os mais pobres.

— Uma lição da crise atual é olharmos primeiro para os mais pobres, para protegê-los e preservar o movimento da economia como um todo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Pronunciamento Senador Paulo Paim