Marcos Rogério comemora negativa da Aneel a autorizar novo reajuste da tarifa de eletricidade em Rondônia

Da Rádio Senado | 16/10/2019, 18h05

O senador Marcos Rogério (DEM-RO) comemorou nesta quarta-feira (16), em Plenário, o que qualificou de "importante vitória" da população de Rondônia junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que impediu novo reajuste de tarifa que havia sido solicitado pela empresa Energisa, que explora o serviço no estado. Ele destacou que foi um trabalho conjunto da bancada federal, da Assembleia Legislativa de Rondônia e de outros setores, evitando-se, assim, um novo impacto na conta de energia elétrica, que já é muito alta.

O parlamentar apontou o paradoxo que vive seu estado: produz muita energia elétrica, mas paga uma das tarifas mais caras do país. Além disso, apesar de fornecer energia para abastecer grandes cidades industriais de outras regiões, termina pagando caro pelas mercadorias que são produzidas com a força dessa mesma energia.

— Dois são os nossos desafios: o primeiro, baratear a energia para os nossos consumidores; o segundo, fazer com que os bens de consumo cheguem mais baratos aos lares dos rondonienses. Para esse segundo desafio, temos duas frentes a serem enfrentadas: precisamos de um tratamento tributário diferenciado e necessitamos diversificar o nosso modal de transporte — declarou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)