Contarato alerta para derramamento de óleo em praias do Nordeste

Da Redação | 16/10/2019, 17h29

O presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA), senador Fabiano Contarato (Rede-ES), anunciou nesta quarta-feira (16) em Plenário que o colegiado deve promover na quinta-feira (17) uma audiência pública sobre o derramamento de óleo que atinge nove estados do Nordeste. De acordo com o balanço do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), foram removidas 200 toneladas de petróleo das praias de 72 municípios nordestinos.

Contarato informou que a CMA enviou dois requerimentos de informações aos Ministérios de Meio Ambiente e de Minas e Energia, solicitando que ambos expliquem as ações concretas de cada pasta para conter o que ele considera uma devastação sem precedentes. Para ele, a destruição da vida marinha compromete a subsistência de populações que dependem da pesca.

— O desmonte que o governo federal promoveu — e promove — nos órgãos de gestão de controle e fiscalização é amplamente conhecido. Todos nós já sabemos disso. Agora lidamos com desastrosas consequências desses crimes, e é preciso que a gente saiba o tamanho real do problema e as soluções. Como pode um desastre desse tamanho acontecer sem que o Ministério do Meio Ambiente, a Marinha e a Agência Nacional de Petróleo nos deem alguma resposta? Depois, muito se fala em soberania. Mas que autoridade tem ou mostra este governo? Se algo está sendo feito, eu digo, é por pressão, é por provocação do Ministério Público e por decisão do Poder Judiciário.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)