CDR aprova prioridade a vítimas de desastres naturais no Cartão Reforma

Da Redação | 16/10/2019, 12h59

Famílias vítimas de desastres naturais poderão ter prioridade no programa Cartão Reforma, que destina recursos para a compra de materiais de construção. O Projeto de Lei 5.022/2019, que estabelece a medida foi aprovado nesta quarta-feira (16) pela Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR). A matéria segue para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

De autoria do deputado Danilo Cabral (PSB-PE), o projeto altera a Lei 13.439/2017, que criou o programa Cartão Reforma, para incluir entre os grupos a serem atendidos com prioridade as famílias que tiveram a moradia danificada por desastre natural. O autor defendeu a necessidade de repassar recursos diretamente às famílias vitimadas, não apenas aos estados e municípios.

O relator, senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), votou a favor do projeto. Segundo ele, o repasse de recursos diretamente às vítimas é adequado para os casos em que não há necessidade de desocupação da área ou de reparcelamento do solo.

— O Programa Cartão Reforma foi criado, precisamente, para desburocratizar o acesso a recursos destinados à aquisição de materiais de construção, reforma, ampliação ou conclusão de unidades habitacionais. Nesse sentido, a inclusão das famílias atingidas por desastres naturais entre as prioridades de atendimento desse programa mostra-se uma medida de absoluta justiça — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)