Randolfe propõe batizar o Plenário do Senado em homenagem a Ruy Barbosa

Da Redação | 15/10/2019, 23h02

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) apresentou nesta terça-feira (15) projeto de resolução para dar o nome do jurista Ruy Barbosa (1849-1923) ao Plenário do Senado Federal. Considerado o patrono da Casa, Barbosa foi senador entre 1890 e 1922 e tem um busto no Plenário, acima da Mesa Diretora.

— Este Senado há muito tempo homenageia Ruy Barbosa, mas este Plenário ainda não tem o nome daquele que foi o mais brilhante de todos que passaram pelos tapetes azuis — afirmou Randolfe.

A intenção do senador é que a homenagem seja aprovada a tempo de integrar as comemorações do aniversário de 170 anos do nascimento de Ruy Barbosa, que será comemorado no dia 5 de novembro. Para a ocasião, o Senado terá uma programação especial organizada em parceria com a Fundação Casa de Rui Barbosa, entidade que preserva o legado do ex-senador.

Ruy Barbosa foi jurista, advogado, diplomata, jornalista e escritor. Uma das grandes figuras da política brasileira entre o fim do Império e o início da República, ele foi o primeiro ministro da Fazenda e da Justiça do período republicano, e representou o Brasil na Conferência de Haia de 1907, que estabeleceu importantes normas de direito internacional. Concorreu à presidência da República na eleição de 1910, perdendo a disputa para Hermes da Fonseca. Foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras, que presidiu entre 1908 e 1910 e cuja cadeira 10 ocupou até sua morte.

O Plenário do Senado é um dos poucos espaços físicos de uso comum que não foi batizado com o nome de nenhuma figura importante da história do Senado. Na Câmara dos Deputados, o Plenário recebe o nome de Ulysses Guimarães, presidente da Assembleia Nacional Constituinte de 1987.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)