Decisão do STF pode causar retrocesso na Lava Jato e impunidade, diz Lasier

Da Rádio Senado | 15/10/2019, 16h51

O senador Lasier Martins (Podemos-RS) alertou nesta terça-feira (15) em Plenário para "a ameaça da volta das impunidades criminais no Brasil". Ele se referia ao julgamento de três ações no Supremo Tribunal Federal (STF) que discutem a possibilidade de prisões após condenação em segunda instância, marcado para próxima quinta-feira (17).

O senador acredita que a decisão pode comprometer o rumo da operação Lava Jato. O parlamentar destacou que poderão ser beneficiados em torno de 190 mil presos, caso a decisão tomada pela maioria dos ministros seja a favor do fim da prisão em segunda instância. Lasier classificou a operação como patrimônio do povo brasileiro.

— Se a volta desse entendimento prosperar, teremos então a consagração de um retrocesso, penoso, sobretudo se considerar o avanço obtido nos últimos cinco anos no âmbito da grande operação Lava Jato. Foi justamente esta operação que se tornou um patrimônio do povo brasileiro. E há agora o risco de recuo nesse arraigado sentimento de impunidade — lamentou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)