Confúcio Moura defende valorização e proteção para os professores

Da Redação | 15/10/2019, 19h15

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) homenageou os professores nesta terça-feira (15) em Plenário, registrando a passagem de sua data comemorativo. No entanto, defendeu que o profissional precisa ser motivado, valorizado e protegido por toda a sociedade.

De acordo com o senador, não é fácil exercer a ocupação de professor no Brasil. E apontou a necessidade de mais investimentos em educação, principalmente em escolas de periferia, pois, de seu ponto de vista, investir em escola de pobre pode ser a solução para salvar o país. Para Confúcio Moura, a educação é um fator de desenvolvimento nacional e o Brasil só vai melhorar com uma base sólida, e essa base sólida é a qualidade da educação.

Na sua opinião, apesar de ser um ofício “extraordinário”, o docente enfrenta uma realidade complexa e única, por ter de administrar uma sala de aula que, segundo ele, é o “retrato do Brasil”.

— Vocês não imaginam como é complexa uma sala de aula. Tem menino de todo jeito. Tem menino que vem de boa formação e valores familiares. Tem menino de rua, tem menino perdido em droga, tem menino violento. Tem menino que vai com faca, tem menino que vai com revólver, tem menino que vai com estilete. Tem menino que fura o pneu da moto do professor, tem menino que bate no professor, tem menino que mata professor — declarou.

Confúcio Moura também observou, baseado em sua própria experiência, que a escola pública já teve muito mais qualidade. Tendo apenas estudado em escolas públicas, revelou, ele foi capaz de, sem nenhum curso preparatório, passar no vestibular para duas faculdades de medicina, uma delas a UnB, em Brasília. Para o senador, é preciso aumentar os investimentos e resgatar a qualidade das escolas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)