O mundo todo festeja Abiy Ahmed Ali pelo Prêmio Nobel da Paz 2019, diz Paim

Da Redação | 11/10/2019, 14h40

O senador Paulo Paim (PT-RS) cumprimentou, nesta sexta-feira (11), em Plenário, Abiy Ahmed Ali, primeiro-ministro da Etiópia, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 2019. De acordo com o parlamentar, o vencedor do 100º Nobel da Paz elaborou os princípios de um acordo — "Sem paz, sem guerra" — para acabar com o longo impasse, contribuindo decisivamente para colocar fim ao conflito de 20 anos de enfrentamento de seu país com a fronteiriça Eritreia, que deixou mais de 80 mil mortos.

Para o senador, a escolha foi justa e se deu pelas decisões firmes e ao mesmo tempo diplomáticas para resolver o conflito. O vencedor manteve uma posição firme diante do mundo na defesa dos direitos humanos, principalmente dos refugiados, independentemente de continente, disse Paim.

Da mesma forma, afirmou o senador, Ali procurou promover a reconciliação, a solidariedade e a justiça social entre aqueles povos. O governante etíope iniciou importantes movimentos de reforma que "dão a muitos cidadãos a esperança de uma vida melhor e de um futuro melhor", afirmou Paim, citando Ali.

— O Comitê do Nobel também reconhece com esse prêmio todos que trabalham pela paz e pela reconciliação, neste caso, principalmente na Etiópia e nas regiões leste e nordeste da África — afirmou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)