CDR pode chamar presidente da Petrobras para comentar desinvestimento

Da Redação | 11/10/2019, 16h16

O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, pode ser chamado à Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) para comentar o impacto que a política de desinvestimentos da empresa tem causado em diversos estados do país. É o que prevê requerimento do senador Jean Paul Prates (PT-RN), incluído na pauta da reunião da próxima quarta-feira (16).

"Processos de desinvestimento precisam ser acompanhados com atenção, visando a correta proteção não só do patrimônio nacional, mas do equilíbrio econômico especialmente fragilizado em tempos de crise. É a realidade que se impõe — e ameaça — não só o Rio Grande do Norte, mas também estados como Bahia (campo Tucano Sul) e Amazonas (campos de Cupiúba e Carapanaúba), entre outros. Por esse motivo, é imprescindível que se apresentem dados listando os municípios específicos afetados, bem como seu respectivo impacto econômico antevisto no planejamento econômico da Petrobras", aponta o senador.

Para Prates, a atual direção da Petrobras negligencia os impactos sociais de sua condução estratégica. Ele criticou uma nota oficial da companhia, divulgada no final de setembro, definindo que a Petrobras ambiciona ser “a melhor empresa de energia na geração de valor para os acionistas".

"É preciso ressaltar que a maior participação acionária é de propriedade dos cidadãos brasileiros, principais interessados na atuação da Petrobras. É nosso entendimento que a Petrobras que gera valor para o acionista é aquela que cumpre seu papel de gerar valor para o Brasil. Este valor vai muito além da repartição de dividendos, alcançando benefícios indiretos que a atuação da Petrobras proporciona às mais diversas cadeias produtivas e economias regionais", finaliza o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)