Audiência na CRA discute futuro da pesca e do turismo no Brasil

Da Redação | 11/10/2019, 17h50 - ATUALIZADO EM 14/10/2019, 15h00

Texto atualizado em 14/10 para informar o adiamento da audiência pública.

O secretário da Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Seif, e o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, participarão de uma audiência pública na Comissão de Agricultura (CRA). A audiência estava marcada para esta quinta-feira (17), às 10h, mas foi adiada pela comissão. Uma nova data será definida pelo colegiado.

A audiência pública, sugerida pela senadora Soraya Thronicke (PSL-MS) por meio do requerimento REQ 29/2019, tem como objetivo analisar as novas diretrizes relacionadas ao desenvolvimento da pesca e do turismo, que estão sendo incentivadas pelo Ministério da Agricultura em parceria com a Embratur para o aprimoramento e o crescimento econômico pesqueiro e turístico do Brasil.

A pesca é a atividade comercial praticada ao longo de todo o litoral brasileiro, que se estende por mais de 8,5 mil quilômetros de costa, apresentando, portanto, elevada importância social e econômica para enorme contingente de trabalhadores nas regiões. Atualmente, a prática é regida pela Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura e da Pesca (Lei 11.959/2009), que planeja e ordena a atividade de pesca nacional, tanto comercial quanto não comercial.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)