Paim defende mais investimento em educação e política contra bullyng nas escolas

Da Rádio Senado | 10/10/2019, 18h23

O Senador Paulo Paim (PT-RS) registrou nesta quinta-feira (10), em Plenário, a passagem do Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas. O senador lamentou que a violência esteja cada vez mais presente nas escolas brasileira e defendeu mais investimento na educação e em políticas humanitárias. Para ele é preciso uma política clara de combate a violência no ambiente escolar.

— A formação de novos profissionais deve ser adequada à realidade e ao contexto em que vivem. Muitas escolas estão no centro de áreas conflagradas, onde a violência cada vez mais atinge a todos. Não é algo simples, eu sei, questões como bullying, a violência no chão da escola, problemas psicológicos crescentes, quanto mais a miséria aumenta mais aumenta a violência, crianças fazem parte do dia a dia do ambiente escolar. Lá nós temos que ter uma política cada vez mais clara de combate à violência — disse Paim.

O senador mencionou pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) segundo a qual sete em cada dez estudantes no Brasil já presenciaram situações de violência no espaço escolar. Ainda segundo a pesquisa, um em cada dez professores já sofreu intimidação ou agressão verbal de alunos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)