CRE chama ministro Ernesto Araujo para debate com Steve Bannon

Da Redação | 10/10/2019, 13h41

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araujo, deve participar do seminário Ambientalismo e Geopolítica, a ser organizado pela Comissão de Relações Exteriores (CRE) no início de novembro. Também foi convidado para participar do evento o primeiro estrategista-chefe da Casa Branca no governo de Donald Trump, Steve Bannon. Ele assumiu o cargo após coordenar a campanha eleitoral de Trump e fez parte do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos. A data do seminário será definida pelo presidente da CRE, senador Nelsinho Trad (PSD-MS).

Quem sugeriu o evento foi o senador Marcio Bittar (MDB-AC). Ele afirma que Ernesto Araujo poderá contribuir no debate ao falar sobre as pressões internacionais que o Brasil sofre devido ao recente aumento das queimadas na Amazônia. "Com a questão das queimadas, que são um fenômeno natural e acontecem anualmente, o Brasil se vê sob ataque de diversas entidades ligadas à agenda ambientalista, e até de governos que chegam a ameaçar um dos mais elementares valores da nação, a soberania. Toda esta movimentação, é claro, é motivada não por interesse de preservar a natureza, mas por interesses econômicos e políticos. O debate ambiental, cada vez mais, toma contornos que extrapolam o cientificismo e se espalha pela geopolítica. A defesa das pautas ambientalistas se utiliza, muitas vezes, de argumentos falaciosos, falsificações e extrapolações para defender teses que tem como único objetivo a promoção de grupos de interesse", defendeu o senador no requerimento aprovado.

Para Bittar, o seminário Ambientalismo e Geopolítica será importante para dar espaço a estudiosos "sérios e respeitados que tem coragem de contrapor o discurso hegemônico e autoritário que domina a área, e o debate não seria completo sem a presença do ministro Araújo". Na semana passada, Bittar revelou que a ideia de chamar Bannon para o seminário partiu do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara. Isso porque o ex-assessor de Trump estará em visita ao Brasil no início de novembro.

Também estão sendo convidados para o seminário o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles; o economista norte-americano Patrick Wood, autor do livro Tecnocracia: o caminho difícil para a ordem mundial; o presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA), senador Fabiano Contarato (Rede-ES); e dom Bertrand de Orleans e Bragança, autor do livro Psicose Ambientalista.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Comissão de Relações Exteriores CRE