Izalci Lucas destaca eleições para os conselhos tutelares e aponta carência de creches

Da Rádio Senado | 07/10/2019, 19h09

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) registrou nesta segunda-feira (7) em Plenário as eleições para conselheiro tutelar, ocorridas no último domingo. Ele lembrou que foram eleitos 200 conselheiros tutelares no Distrito Federal, com mais de 400 suplentes.  O senador destacou a importância dos conselheiros para a defesa das crianças e dos adolescentes e para toda a sociedade. O parlamentar disse ser preciso ter vocação para trabalhar nos conselhos tutelares.

— O conselho tutelar e os conselheiros têm um papel fundamental na defesa dos direitos da criança e do adolescente e garante realmente esses direitos — pelo menos trabalham muito para isso. Eu tive oportunidade de conversar e visitar muitos conselheiros e sei que não é questão de ser uma atividade normal, não é um emprego. Realmente, ser conselheiro tutelar é quase uma missão. Tem que ter vocação, como é o caso de professor, que precisa de muita vocação para ser um bom profissional — afirmou o senador. Ele lembrou ainda que muitos são perseguidos pela própria família das crianças e adolescentes ao tentar solucionar seus problemas.

O parlamentar destacou a falta de apoio aos profissionais, e disse que, as maiores demandas são levadas pelos conselheiros ao Poder Executivo e que na maioria das vezes não são atendidas. De acordo com Izalci Lucas, a maior demanda relacionada às crianças é de creches.

— É impressionante o número de demandas [de creches], exatamente em função da questão econômica. Muitas vezes, com dificuldades financeiras, as mães precisam trabalhar também, e não têm onde deixar seus filhos. Então, é uma demanda muito grande — declarou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)