Senado terá estande na cerimônia de troca da bandeira neste domingo

Da Redação | 04/10/2019, 16h21

O Senado participará, neste domingo (6), da cerimônia de troca da bandeira na Praça dos Três Poderes. Publicações sobre a livraria da Casa, símbolos nacionais e cidadania, visita ao Congresso Nacional, e atividades e programas das duas Casas, como o Jovem Senador e o Plenarinho, serão distribuídas para os visitantes do estande do Congresso Nacional, montado em parceria com a Câmara dos Deputados.

Os visitantes do estande, que funcionará de 9h ao meio-dia, receberão informações sobre como participar do processo legislativo do Senado por meio do e-Cidadania e serão recepcionados para o tour de visitação ao Palácio do Congresso, que será feito pelo Anexo I do Senado na parte da manhã. À tarde, as visitas serão iniciadas pela rampa do Salão Negro.

Segundo Marília Serra, coordenadora de Visitação da Secretaria de Relações Públicas, Publicidade e Marketing, a participação ajuda a promover as ações e programas do Congresso. Ela lembra que o tour recebe, nesse dia, um número maior de visitantes.

— Percebemos a receptividade do público ao conhecer nossas publicações e aprender sobre o funcionamento das Casas. É um evento prestigiado por adultos e crianças que aproveitam a oportunidade para vir ao Congresso.

A cerimônia, chamada de Manhã Cívica, começará às 9h com término previsto para 13h. Haverá desfile militar da Força Aérea Brasileira (FAB), banda marcial (que executará o Hino Nacional e o Hino da Bandeira), Esquadrilha da Fumaça e sobrevoo de caças F5. Também poderão ser visitadas maquetes de aeronaves, manequins uniformizados e veículos e equipamentos militares expostos pela Aeronáutica.

O Sesc montará cama elástica para crianças e campos de minigolfe e de críquete, além de oferecer pedal kart, pintura de rosto e atividades com palhaços. Os participantes vão receber informações sobre saúde bucal e câncer de mama e poderão aferir a pressão e passar por uma sessão de massagem.

Durante toda a manhã, haverá distribuição gratuita de água, pela Caesb, e de pipoca, pelo Sesc. E food trucks estarão estacionados junto à praça para venda de lanches e comida. O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) estará aberto.

A Manhã Cívica é realizada uma vez por mês pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal. Também participam da organização do evento, o Ministério da Defesa, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, Marinha do Brasil, Casa Militar do DF, Secretaria de Educação do DF, Cerimonial do GDF, Fecomércio DF, Sesc, Senac, TCB, BRB, Caesb e órgãos que compõem o grupo de Visitação Institucional Integrada de Brasília (ViiBra).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)