Lucas Barreto defende exploração de potenciais da Amazônia para progresso

Da Redação | 03/10/2019, 18h29

O senador Lucas Barreto (PSD-AP) defendeu em Plenário, nesta quinta-feira (3), mais investimentos e exploração dos potenciais da Amazônia para o desenvolvimento da região. Ele repercutiu artigo escrito por Augusto Barreto Rocha, professor da Universidade Federal do Amazonas, que após realizar pesquisa com outros estudiosos certificaram que o principal entrave para o crescimento do Brasil é a falta de infraestrutura.

Lucas Barreto citou proposta apresentada pelos professores sugerindo um marco estratégico para o desenvolvimento do Amazonas, tendo como base a produção científica em três vetores: infraestrutura, produção, e ciência e tecnologia. Ao informar que o Amapá é um dos estados que concentra maior reserva mineral, de gás e petróleo, Lucas Barreto lamentou que os potenciais não sejam explorados em razão da responsabilidade com a manutenção do clima no mundo.

— Nós estamos ajudando a manter o clima do Brasil, da Europa ocidental, da América do Sul, da América do Norte; nós estamos ajudando a manter as condições climáticas para a agricultura, que é o que garante o nosso PIB [Produto Interno Bruno]. E aí eu pergunto: quanto vale manter o clima? Quanto vale manter as condições climáticas? Aí pergunto: quem paga? Ninguém paga nada! Só querem falar: "Ah, tem que proteger a Amazônia, é o pulmão do mundo". Vai viver lá! Ninguém vive de moldura, como eu falei, uma moldura lá das árvores bonitas, uma moldura cênica... Isso não enche barriga — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Pronunciamento Senador Lucas Barreto