Izalci pede paciência ao governo para decisões na área da ciência e tecnologia

Da Redação | 03/10/2019, 18h18

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) se manifestou nesta quinta-feira (3), em Plenário, contrário a possíveis mudanças no Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia, que têm sido especuladas pelo governo.

Segundo o parlamentar, por causa do contingenciamento de recursos, existe a possibilidade de fundir o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com a Financiadora de Estudos e Projeto (Finep). Entretanto, na visão de Izalci, são instituições com missões diferentes e tal medida comprometeria a eficiência e a qualidade dos serviços prestados.

— Eu fiz um apelo ao [ministro da Ciência e Tecnologia] Marcos Pontes, conversei com eles no sentido de que o governo não deveria encaminhar nenhuma medida provisória, nenhuma ação sem um debate mais profundo com relação a isso. Se houver necessidade de mandar alguma coisa, que seja um projeto de lei para a gente ter tempo de debater — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)