Telmário elogia desbloqueio de verbas do MEC

Da Rádio Senado | 01/10/2019, 19h32

O senador Telmário Mota (Pros-RR) elogiou em Plenário o desbloqueio de parte dos recursos destinados à educação que tinham sido contingenciados no final de abril. O MEC anunciou a liberação de quase R$ 2 bilhões, dos quais, 58% irão recompor o orçamento das 63 universidades e dos 38 institutos federais de ensino.

O parlamentar destacou que o contingenciamento tinha sido adotado porque a arrecadação de impostos estava menor do que o previsto, em virtude da estagnação da economia. Ele ainda acrescentou que a medida foi necessária e mostrou uma boa gestão do Orçamento público e uma mudança de mentalidade nessa área.

Telmário Mota insistiu, no entanto, que o dinheiro agora liberado chegue efetivamente à Universidade Federal de Roraima e ao Instituto Federal de Roraima, que sofrem com o bloqueio. E pediu, também, um amparo imediato à educação básica, que enfrenta uma situação emergencial.

— Tendo em vista o inchaço desproporcional na quantidade de estudantes, devido aos jovens venezuelanos que ingressaram no sistema educacional nos municípios, sobretudo em Boa Vista e Pacaraima, que estão com seus sistemas exauridos, uma injeção de verbas se faz necessária e urgente.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)