Humberto defende que Lula só deixe prisão quando Justiça anular sentença

Da Rádio Senado | 01/10/2019, 16h39

O senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou nesta terça-feira (1) em Plenário que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está correto ao recusar o benefício da progressão do regime pedido pelo Ministério Público Federal. Lula está preso há quase 550 dias, depois de condenado no âmbito da operação Lava Jato. Segundo o parlamentar, temerosos de que o Supremo Tribunal Federal (STF) "fragilize ainda mais" as decisões do então juiz e atual ministro da Justiça, Sergio Moro, os integrantes da força-tarefa querem que Lula passe a cumprir a pena no regime semiaberto, com o uso de tornozeleira eletrônica.

Para Humberto, o objetivo desse pedido de progressão de regime é enfraquecer a ideia de que o ex-presidente é um preso político. O senador afirma que o processo contra o ex-presidente está "comprometido desde o início" e que a força-tarefa "armou para condenar Lula e retirar seus direitos"

— Estamos diante de um tudo ou nada. E para nós só serve o tudo. Lula precisa ser solto e ter os seus direitos restaurados a partir da anulação das sentenças que o condenaram. Sua soltura representará um marco para a democracia brasileira, e mostrará que o Estado tem a capacidade de corrigir erros de seus agentes e recuperar as injustiças cometidas contra cidadãos — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)