Congresso participa da campanha Outubro Rosa

Da Redação | 01/10/2019, 20h38

O acendimento, nesta terça-feira (1º), das luzes cor-de-rosa que iluminarão o prédio do Congresso Nacional durante todo este mês marca a adesão do Senado ao Outubro Rosa, campanha mundial realizada para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Nas redes sociais, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, registrou a adesão do Senado à campanha, apoiando a iniciativa da Procuradoria da Mulher do Senado Federal.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo, representando quase um terço dos casos da doença. No Brasil, as estimativas do Inca apontam que em 2019 quase 60 mil mulheres desenvolverão esse tipo de câncer.

Durante todo o mês, serão promovidas várias atividades no Senado, incluindo ações solidárias, consultas e exames médicos para servidoras terceirizadas e exposições.

De 8 a 18 de outubro, o Senado sedia a exposição A Força da Mulher, série de fotos produzidas pela Associação das Mulheres Mastectomizadas de Brasília — Recomeçar. As fotos ficarão expostas no Senado Galeria (corredor de acesso ao Anexo 1). Com entrada gratuita, a exposição pode ser visitada das 8h às 18h.

Doação de lenços

A Liga do Bem, que reúne servidores do Senado, promoverá, até o dia 25, a segunda edição da campanha de doação de lenços, que, após serem esterilizados pelo Instituto Hospital de Base, serão distribuídos para pacientes de câncer ou crianças hospitalizadas. Para este ano, a novidade é a inclusão do público infantil do Hospital da Criança de Brasília José Alencar e a instalação de pontos de coleta também na Câmara dos Deputados.

Outra ação envolve profissionais que oferecerão corte de cabelo gratuito. O cabelo será recolhido e doado exclusivamente à Rede Feminina, instituição que dispõe de estrutura para montagem de perucas.

Prevenção

De 7 de outubro a 1º de novembro, a equipe do Sistema Integrado de Saúde (SIS) do Senado promoverá mais um mutirão de exames de mamografia para colaboradoras terceirizadas do Senado, no Serviço Médico da Câmara dos Deputados. No dia 22, um café da manhã no hall do SIS marcará o início das consultas com dois médicos do Senado que analisarão o resultado dos exames de mamografia. Serão beneficiadas 100 mulheres acima de 40 anos.

As atividades do Outubro Rosa são organizadas pela Diretoria-Geral e pela Procuradoria da Mulher do Senado e estão vinculadas à programação comemorativa do mês do servidor.

 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)