Romário lembra Dia Nacional dos Surdos

Da Rádio Senado | 25/09/2019, 16h26

O Dia Nacional dos Surdos é comemorado no dia 26 de setembro e o senador Romário (Podemos-RJ) fez nesta quarta-feira (25), em Plenário, referência à data ao lembrar que todos os senadores têm o dever de jogar luz sobre a questão da pessoa com deficiência no país.

Ele reconheceu que nos últimos anos, conquistas importantes foram alcançadas, como o reconhecimento da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) e a Lei Brasileira de Inclusão das Pessoas com Deficiência. Para Romário, esses foram os marcos legais que possibilitaram uma série de garantias e melhorias para a vida de milhões de brasileiros, mas defendeu outras iniciativas que ampliem a acessibilidade e respeito a essas pessoas.

— Em nosso contexto, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS), a qual tenho orgulho de presidir, é a única desta Casa que em toda sessão há uma intérprete de Libras, integrando os milhões de deficientes auditivos de todo o país em seus debates e discussões, alguns inclusive sobre o próprio tema. Queremos e lutamos para que seja realidade não apenas em todo este Parlamento, mas também estabelecida em nossa sociedade — pediu.

Romário ainda destacou a emocionante história de Silvia Grecco, mãe do torcedor palmeirense Nickollas que narra as partidas para o filho deficiente visual. A iniciativa ganhou o prêmio Fifa Fan Award, honraria dedicada aos torcedores e fãs de futebol durante a cerimônia Fifa The Best, em Milão.

— Em seu filho estavam representados todos os brasileiros e brasileiras que, apesar de não ouvirem os sons da torcida ou de ver as cores da camisa, têm o direito de sentir a emoção inesquecível, sobretudo para uma criança, e vibrar com o gol do seu time — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)